Confira 5 dicas de como escolher o melhor colégio para seu filho

Exame de bolsas

Escolher a escola que seu filho irá frequentar é uma decisão importante e que gera resultados que podem ressoar durante toda a vida do estudante.  Com linhas pedagógicas que utilizam de métodos e recursos diferentes, escolher o colégio ideal pode ser um desafio e tanto.

Antes de começar a busca pelo colégio ideal, o ponto de partida é se refletir qual o tipo de educação que você quer proporcionar ao seu filho. Respondida a essa pergunta, separamos aqui algumas dicas que podem ajudar durante todo esse processo. Confira:

Sinergia entre a escola e a família

Antes de tudo, é necessário que você tenha em mente qual o tipo de educação você gostaria que seu filho tivesse. Há vários tipos de escolas e por esse motivo, o ideal é que a família faça uma análise se as crenças e valores que tem em casa estão em sintonia com as crenças e valores da escola.

Também vale lembrar que é preciso considerar os interesses e estilo do seu filho, pois isso fará a diferença no processo de adaptação e até mesmo no rendimento escolar.

Localização

Outro ponto a ser considerado é a localização da escola. Alguns pais optam por matricular os filhos em escolas próximas de casa ou do trabalho, o que facilita muito na hora de organizar a rotina e caso ocorra algum imprevisto em que o responsável necessite buscar a criança.

Outra opção interessante é que, dependendo da idade, grau de independência da criança e segurança do local, ela pode ir ao colégio a pé, acompanhada ou sozinha.

Linha pedagógica

Depois de alinhar os estilos entre escola e família, o próximo passo é aprender mais sobre a linha pedagógica que a escola segue.  Existem diversas formas de ensino com métodos diferentes e, saber sobre elas, facilita bastante o processo de escolha.

Você pode conversar com a diretoria, coordenação pedagógica e acessar o site e materiais disponíveis na web para conhecer mais sobre a linha de ensino praticada.

Conversando com a coordenação ou atendimento você também consegue descobrir sobre como o projeto pedagógico é desenvolvido na prática, equipe e formação do corpo docente, número de alunos por sala, entre outras informações que vão enriquecer sua tomada de decisão.

Infraestrutura

Fique de olho no espaço físico pois os recursos disponíveis podem influenciar diretamente na qualidade da educação da criança.

Vale sempre observar se a escola dispõe de recursos básicos como acesso à água potável e energia, estrutura física e as condições do prédio, estado das carteiras e materiais de uso comum, tamanho das salas de aula, pátio, quadras poliesportivas, cantinas e parquinhos, internet de boa qualidade, laboratórios e auditórios são alguns exemplos de estrutura física que vale a pena observar.

Período oferecido

Outro fator importantíssimo é saber qual o período oferecido pela escola. Esse fator está diretamente ligado com a rotina da família e a fase de desenvolvimento da criança. Algumas escolas contam somente com um período de estudos, enquanto outras contam com ensino integral.

Neste caso, entender quais atividades serão realizadas na escola é de suma importância para garantir que a criança tenha o conforto de que precisa e que seu tempo seja produtivo.

O Colégio Liceu Albert Einstein vem, há décadas, inovando o modelo convencional de ensino.

Com professores qualificados, material didático diferenciado e toda uma estrutura para que o aluno aprenda com conforto e segurança, o Liceu prioriza a didática que transpõe não só o conhecimento intelectual, como também, o moral e ético. Aqui, os alunos saem preparados para os vestibulares e para enfrentar os desafios da vida.

Participe do nosso concurso de bolsas, clique aqui!